Resultados de pesquisa exclusiva com jornalistas sobre modernização tecnológica na hotelaria brasileira

Resultados de pesquisa exclusiva com jornalistas sobre modernização tecnológica na hotelaria brasileira

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) divulgou os resultados de uma pesquisa exclusiva e inédita realizada dia 30/07/2025, durante a coletiva promovida pelo Portal do Hoteleiro, na sala WCity do Sheraton São Paulo WTC Hotel, com a presença de jornalistas especializados em turismo, tecnologia e negócios.

Resultados de pesquisa exclusiva com jornalistas sobre modernização tecnológica na hotelaria brasileira
Coletiva de Imprensa ABIH-SP. Foto: Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo

O encontro teve como foco apresentar e debater recursos tecnológicos voltados à modernização da hotelaria nacional, com base em soluções aplicáveis a diferentes perfis de hotéis e áreas como unidades habitacionais, espaços comuns e salas de eventos.

Os profissionais da imprensa convidados responderam a um questionário estruturado e os dados revelam ampla convergência sobre a relevância do tema:

  • 85% consideram a modernização tecnológica como “muito relevante”;
  • 100% afirmam que a personalização da experiência tecnológica é um diferencial valorizado pela demanda;
  • 92% reconhecem que práticas sustentáveis e tecnologias ligadas a ESG são percebidas como exigência de mercado ou diferencial competitivo.

Resultados de pesquisa exclusiva com jornalistas sobre modernização tecnológica na hotelaria brasileira

A viabilidade de implantação das soluções também obteve avaliação majoritariamente positiva. As tecnologias mais citadas como altamente viáveis ou muito viáveis foram:

  • Controle inteligente de cenas (luz, som, TV);
  • Fechaduras com acesso remoto;
  • Sensores de ocupação e desligamento automático;
  • Medidores de energia e automação de consumo;
  • Sonorização ambiente em áreas comuns.

A média de aceitação dessas soluções superou 90% entre os respondentes, indicando que a cadeia hoteleira no Brasil está pronta para avançar tecnicamente, desde que conte com apoio estratégico, qualificação técnica e melhores condições de investimento, principalmente para empreendimentos independentes e de médio porte.

Outro dado expressivo é que 70% dos jornalistas afirmaram que as tecnologias influenciam de forma determinante na escolha do hotel pelo hóspede — fator que reforça a urgência de adoção dessas inovações como diferencial competitivo.

Por outro lado, a pesquisa identificou os principais entraves para a adoção ampla dessas tecnologias:

  • Preocupação quanto aos custos de implementação;
  • Falta de incentivos governamentais;
  • Baixo conhecimento técnico sobre as soluções disponíveis.

Aos hoteleiros interessados em obterem informações complementares sobre como o Programa Retrofit Tecnológico de Hotéis oferece atendimento sob medida a cada um dos empreendimentos recomenda-se o preenchimento de um breve formulário, que está disponível no link: https://forms.gle/qfXMT9wpuGL3Tqja8

Recomendações e próximos passos

Com base nos dados e nas discussões da coletiva, a ABIH-SP apoia a proposta de criação de uma campanha publicitária nacional, voltada ao engajamento de fornecedores estratégicos de produtos e serviços tecnológicos para a hotelaria brasileira. A iniciativa, sugerida pelo Portal do Hoteleiro, poderá contar com a chancela do São Paulo Visite Convention Bureau, além do apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, da SPTuris e da Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo.

No âmbito privado, o Programa Retrofit Tecnológico de Hotéis, que vem sendo estruturado com apoio da ABIH-SP, negocia condições comerciais com marcas líderes em:

  • Automação de ambientes e controle de cenas;
  • Sistemas de gestão (PMS e CRS) e integração com plataformas;
  • Climatização inteligente;
  • Soluções audiovisuais;
  • Conectividade segura e infraestrutura para experiências digitais personalizadas;
  • Tecnologias voltadas à eficiência energética e práticas ESG;
  • Inovação em hospitalidade e eventos híbridos.
Resultados de pesquisa exclusiva com jornalistas sobre modernização tecnológica na hotelaria brasileira
Marcos Vilas Boas, presidente da ABIH-SP.Foto: Luiz Henrique Miranda, da Agência Amigo

“Além de qualificar a oferta hoteleira, a campanha busca contribuir para o reposicionamento do Brasil como destino preparado para o turismo do futuro, onde conforto, sustentabilidade e tecnologia caminham juntos”, resume Marcos Vilas Boas, presidente da ABIH-SP.

Leia também Portal do Hoteleiro da ABIH-SP desenvolve projeto especial com foco em automação de processos
Visited 23 times, 1 visit(s) today

Compartilhe esta postagem

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Últimas notícias